A Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos do Concelho de Alpiarça é uma associação fundada em 1983 que, tendo adquirido o estatuto de I.P.S.S. (Instituição Particular de Solidariedade Social), em 1993, se propôs levar a cabo os seguintes Objetivos:

  • Apoio às famílias;
  • Apoio á integração social e comunitária;
  • Proteção dos cidadãos na velhice e invalidez e em todas as situações de falta ou diminuição de meios de subsistência ou capacidade para o trabalho.

Para a sua concretização, esta associação criou também cinco Valências a funcionar no conselho de Alpiarça:

Centro de convívio (1983);

Centro de dia (1999);

SAD (serviço de apoio domiciliário), (1999);

SADI (serviço de apoio domiciliário integrado), (2001);

Lar de Idosos: (2013).

O “Cantinho do Idoso” traduz-se em cariz social, assegurando a prestação de um conjunto de serviços que, reunidos na valências supracitadas, visam sobretudo contribuir para a manutenção da população idosa e/ou inválida no seu meio sócio -familiar. Tais serviços assumem essencialmente três vertentes: satisfação das necessidades básicas; prestação de apoio psicossocial; fomento das relações interpessoais ao nível dos idosos e com outros grupos etários da comunidade, de forma a evitar o isolamento.

O Centro de Convívio destina-se a receber 50 clientes, diariamente, num espaço que se destina, ao encontro e ao diálogo, ao convívio, (diariamente um lanche). O Centro de Dia assegura concretamente a alimentação, cuidados de higiene e conforto, tratamentos de roupa, transporte, higiene habitacional e cuidados de saúde, assim como, apoio psicossocial, estímulo da relação utente/família/amigos, e convívio entre clientes e destes com outros grupos do meio e a articulação com outros organismos e serviços.

Apoio Domiciliário destina-se á prestação de cuidados individualizados no domicílio a indivíduos ou famílias. O Apoio Domiciliário 7 dias/semana destina-se a colmatar as necessidades surgidas dos clientes/famílias, o Apoio Domiciliário alargou os serviços 7 dias por semana. O Apoio Domiciliário Integrado processa-se como o anterior, englobando, a área da saúde, isto é, presta-se serviços ao nível do social e ao nível da saúde.

Lar de Idosos: o projeto preconizado previu a modificação do edifício com a criação de um novo piso, onde ficou implementado a ERPI(Estrutura Residencial Para Idosos). Este último equipamento terminou a sua fase de execução, iniciando o seu funcionamento a 11 de Setembro de 2013. Esta valência procura dar apoio social á terceira idade, nomeadamente uma melhor qualidade de vida, promovendo trabalho em rede e o envolvimento de toda a sociedade civil.

Esta Instituição contém outras áreas de intervenção, com as seguintes parcerias:

CNIS (Confederação Nacional de Instituições de Solidariedade); CMA (Câmara Municipal de Alpiarça); (CLAS (Comissão Local de Acão Social); CPCJ (Comissão de Proteção a Crianças e Jovem em Risco); PCAAC (Programa Comunitário de Ajuda Alimentar e Carenciados); ASAL (Associação Sénior de Alpiarça); IEFP (Instituto de Emprego e Formação profissional) - Empresas de Inserção/Programas Ocupacionais; REAPN (Rede Europeia Anti - Pobreza Nacional); UDIPSS (União Distrital Instituições de Solidariedade Social); CSA (Centro de Saúde de Alpiarça); CMS (Conselho Municipal de Segurança); Outros Organismos de âmbito local/distrital.