Agradecimento da ARPICA à Câmara Municipal de Alpiarça,na pessoa do seu Presidente Doutor Mário Fernando Pereira

Postado 2016/05/13

A Associação de Reformados Pensionistas e Idosos do Concelho de Alpiarça, reunida em Assembleia Geral Ordinária a 12 de Março de 2016, vem fazer um agradecimento à Câmara Municipal de Alpiarça ao seu Presidente Doutor Mário Fernando Pereira e à Vereação que aprovaram, por maioria, a cedência, em doação perpétua, do terreno lateral à nossa Sede, Centro de Dia e Lar de Idosos, para podermos, mais tarde, ampliar as nossas instalações.

Esta Associação foi criada com o objetivo de oferecer novas e melhores condições para os nossos idosos, com o espírito de reivindicar aquilo a que os idosos tinham e têm direito, uma vida digna ao fim de tantos anos de sacrifícios, de trabalho árduo, de exploração desenfreada e repressão, impostos pelo fascismo em Alpiarça.

A Associação foi criada e desenvolvida dentro do espírito da revolução de Abril de 1974, e foi com esse espírito de liberdade e luta que os homens e mulheres dessa época incentivaram este trabalho, mérito de alguns já falecidos, dignos da nossa sincera homenagem e outros, ainda vivos, que sentem muito orgulho quando apreciam o desenvolvimento e alargamento da ARPICA.

Esta organização de reformados viu, na altura, a necessidade de adquirir uma sede para o desenvolvimento da sua atividade, e assim decidiram ir junto da autarquia solicitar instalações que também serviriam para Centro de Convívio, espaço de encontro e confraternização entre os seus associados, nos seus tempos livres.

Essa sede foi cedida pela Junta de Freguesia e funcionou numa sala da antiga escola Visconde Barroso. Aí se desenvolveu o trabalho durante vários anos, com ações reivindicativas e diversas atividades, como artesanato, malhas e rendas, feitura de “velhozes,” bolos, festas, excursões e peditórios para angariação de fundos, sempre com o objetivo de ter uma sede própria e, ampliar o Centro de Convívio e construir um Centro de Dia.

Mais tarde, já com algum dinheiro conseguido com o esforço e o trabalho de todos, avançou-se com um novo pedido à autarquia para cedência de um terreno para a construção de uma nova sede. Embora ambicioso, o pedido foi prontamente aceite pela Câmara Municipal presidida pelo Engenheiro Raúl Figueiredo, que teve o apoio da vereação na cedência do terreno onde foi construído este edifício que todos conhecemos e de que nos orgulhamos.

O edifício foi construído numa primeira fase para Sede, Centro de Dia e Centro de Convívio, e, passados dez anos, foi construído o Lar de Idosos, no primeiro andar.

Infelizmente, para construção do Lar, foi necessário desvirtuar a arquitetura existente, porque a Direção não pode contar com o terreno do lado, por falta de vontade política do Presidente Doutor Joaquim Luís Rosa do Céu.

Hoje, porque continuamos empenhados em lançar novas bases para o desenvolvimento desta Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos, convidamos os sócios da ARPICA, reunidos nesta Assembleia, a acompanharem-nos no agradecimento que é devido ao Executivo Camarário, presidido pelo Doutor Mário Fernando Pereira, que soube interpretar e corresponder à necessidade de concretizarmos, no futuro, novos projetos que satisfaçam a procura crescente, por parte da população de Alpiarça.

O nosso muito obrigado pela doação de terreno com 8.584,20 m2 e no valor de 517.700,00€ por parte da Câmara Municipal de Alpiarça, agradecimento que, muito justamente, é extensivo às direções da ARPICA, pelo trabalho que realizaram com o apoio dos sócios, dos quais destacamos o Sr. Victor Santos. Às gerações vindouras desejamos que saibam dignificar este património ao serviço da população de Alpiarça que, no futuro, merece o esforço desinteressado de todos os que queiram contribuir para o desenvolvimento desta Associação.

Muito e muito obrigado.

 

A Assembleia Geral Ordinária da Associação de Reformados Pensionistas e Idosos do Concelho de Alpiarça.